No último dia quatorze de fevereiro de 2025, as diretorias dos e as câmaras técnicas comitês das bacias hidrográficas do Rio Grande realizaram uma reunião com a AGEGRANDE - Agência das Bacias do Rio Grande - e o IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas, para debater o PAP - Plano de Aplicação Plurianual. O encontro teve como foco a destinação dos recursos provenientes da cobrança pelo uso da água.
Inicialmente, o valor arrecadado será direcionado para custear os projetos das ETE’s - Estações de Tratamento de Esgoto, em municípios que ainda não possuem infraestrutura para o tratamento adequado. Após essa fase, a responsabilidade pelo custeio da execução das obras ficará a cargo das administrações municipais.
Além dos investimentos em saneamento, novas frentes de trabalho poderão ser implementadas paralelamente, incluindo ações voltadas para o reflorestamento de matas ciliares e programas de educação ambiental.
A pauta ainda está sendo trabalhada, mas, com essa definição de prioridades, as diretorias dos comitês das bacias Hidrográficas do Rio Grande heforçam sua atuação na governança das águas e no fortalecimento das políticas ambientais para a região.
Texto - Sarah Monteiro
Fotos - Gustavo Rodrigues
Comments