
3ª Jornada:
Temas Transversais
Data e horário: 23/08/2023 - Quarta-feira - 08h30 às 12h
Estação 1
Indicadores de Governança, Adaptação e Desenvolvimento
Essa estação visa definir o conceito de governança, adaptação e desenvolvimento, a partir do olhar dos participantes. Será apresentado o Sistema de Monitoramento da Governança construído no âmbito da rede do OGA Brasil e promovida uma discussão sobre como os conselhos de recursos hídricos, comitês de bacias, agências de bacias e secretarias de estado podem aderir ao monitoramento da governança por meio do Protocolo de Monitoramento da Governança das Águas desenvolvido pelo OGA.
Conheça o Protocolo de Monitoramento
Estação 2
(Edu)comunicação e mobilização social
Essa estação tem como objetivo discutir sobre ações de comunicação como estratégia de formação e mobilização social. Terá como ponto de partida os resultados dos Encontros Formativos de Educação Ambiental na Gestão das Águas e marcos legais de referência, tais como a Política Nacional de Educação Ambiental, Resolução CNRH nº 98 / 2009 e Resolução CONAMA nº 422 / 2010, bem como experiências, planos e campanhas de comunicação desenvolvidas pelos comitês de bacias, órgãos gestores de recursos hídricos e outras instituições.
Estação 3
Água e Gênero
Essa estação busca apresentar desafios relacionados à equidade de gênero na gestão das águas, identificar práticas exitosas e estabelecer parcerias e estratégias que fomentem a participação da mulher na gestão de recursos hídricos. Além disso, visa discutir mecanismos de participação e representatividade na gestão das águas.
Estação 4
Água e Juventude
Esta estação irá discutir estratégias de envolvimento da juventude na agenda da água, identificar espaços e oportunidades existentes para a atuação das juventudes no Singreh e definir ações e ferramentas que podem engajar os jovens no tema da água.
Estação 5
Alocação de Água e Gestão de conflitos
Esta estação irá apresentar algumas experiências de alocação de água e gestão de conflitos em comitês de bacia hidrográfica e outras entidades participativas de gestão da água (conselhos, comissões de açude, salas de situação etc.). Serão também apresentadas questões e propostas feitas na estação sobre gestão de conflitos do Encob 2022. A partir dessas informações, serão realizadas dinâmicas para que os participantes identifiquem os principais conflitos atuais e indiquem propostas para fortalecer e institucionalizar a gestão de conflitos em seus comitês.
Estação 6
Papeis dos entes do Singreh e Formas de apoio aos Colegiados de Recursos Hídricos
Esta estação irá discutir sobre os papeis dos entes do Singreh e questões relacionadas à representação e representatividade. Serão apresentadas experiências exitosas e fomentada a discussão para a proposição de iniciativas de fortalecimento dos colegiados de recursos hídricos.