top of page

Jornadas de Capacitação

PAINEL-I-04.jpg
jornada2
22/08 – Terça-feira

2ª Jornada:
Interfaces entre a Política Nacional de Recursos Hídricos e outras políticas públicas

Data e horário: 22/08/2023 - Terça-feira - 08h30 às 12h

Estação 1

Água e Meio Ambiente – Integração da gestão de recursos hídricos com a gestão ambiental

Serão discutidas questões relacionadas à infraestrutura verde, soluções baseadas na natureza, pagamentos por serviços ambientais e revitalização de bacias. A partir desses temas, essa estação visa refletir sobre estratégias que promovam a integração entre as políticas nacionais de recursos hídricos e meio ambiente.

Estação 2

Água e Meio Ambiente – Educação Ambiental na escola e na sociedade

Essa estação tem como objetivo construir estratégias conjuntas de ações de educação ambiental dentro e fora da escola. Terá como ponto de partida todo o acúmulo obtido nos Encontros Formativos de Educação Ambiental na Gestão das Águas, experiências desenvolvidas pelos comitês de bacias e órgãos gestores de recursos hídricos e marcos legais de referência, tais como a PNEA e a Resolução CNRH nº 98.

No segundo período da estação, será realizada oficina sobre o jogo AkauANA visando discutir a educação ambiental na escola por meio de uma ação prática.

Estação 3

Mudança do Clima– agir para a adaptação e resiliência

 

Serão discutidas questões relacionadas à mudança do clima e seus impactos na gestão de recursos hídricos. Essa estação visa refletir sobre estratégias e ferramentas que promovam a integração entre as políticas nacionais de recursos hídricos e mudança do clima com foco na mitigação, adaptação e resiliência, a partir de experiências já desenvolvidas.

Estação 4

Água e saneamento

Essa estação buscará refletir e discutir as relações existentes entre as políticas de água e saneamento e, a partir das discussões, elencar o papel dos comitês de bacias nessa relação e no alcance dos desafios apresentados pelo novo marco regulatório do saneamento e suas metas de universalização.

Estação 5

Regulação dos Serviços Hídricos - a Transposição do São Francisco

Essa estação tratará da regulação dos serviços hídricos tendo como estudo de caso o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – Pisf.

Estação 6

Operação de Sistemas Hídricos e Prevenção de Eventos Críticos

Nesta estação serão apresentadas experiências de gestão e operação de grandes sistemas hídricos durante crises hídricas bem como estratégias de prevenção de eventos hidrológicos críticos (secas e inundações), e o papel dos comitês de bacia na articulação dos usos múltiplos da água e na adoção de medidas preventivas complementares de contingência e adaptação a eventos críticos. Particularmente, serão apresentados os casos dos sistemas hídricos das bacias dos rios Paraíba do Sul, São Francisco e Paranapanema, e eventos recentes de secas e inundações em diversas regiões do País, como estudos de caso para formulação de propostas de atuação dos comitês de bacia na gestão de riscos de eventos hidrológicos críticos. 

bottom of page