top of page
Foto do escritorarironnedesigner

Coordenador do Fórum Nacional de CBHs participa de Reunião da Assembleia do Rio Grande do Sul

No último dia 28 de novembro, o coordenador do FNCBH - Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Maurício Scalon, participou do ato de instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Bacias Hidrográficas, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento, que reuniu deputados, representantes de comitês e de diversas outras instituições teve como objetivo debater questões relacionadas aos recursos hídricos, dificuldades enfrentadas pelos CBHs e o cuidado com o ambiente. A iniciativa, em andamento há quase dois anos, tem um empenho direto do deputado estadual Miguel Rossetto, que reconheceu o trabalho dos comitês e homenageou os participantes por suas contribuições na gestão das águas.

Durante o encontro, Maurício Scalon destacou a relevância da conscientização contínua sobre as mudanças climáticas e a gestão da água, reforçando a necessidade do debate, mesmo em períodos de normalidade hídrica. Ele complementou a fala inicial do deputado federal Elvino Bohn Gass, presidente da Frente Parlamentar Nacional pelas Bacias Hidrográficas, ressaltando a luta do Fórum pela governança na gestão de recursos hídricos e o papel essencial da cobrança pelo uso da água, que, segundo ele, é uma contribuição necessária para assegurar qualidade e a quantidade das águas para todos.

Scalon também aborda a preocupações sobre o Projeto de Lei 4.546, que propõe mudanças à política nacional de recursos hídricos, como a privatização da água. Ele enfatiza que esse modelo compromete os avanços conquistados, transformando a água em um bem mercantilizado e restringindo o acesso da população mais vulnerável, afetando a sobrevivência dos brasileiros de baixa renda, que teriam maior dificuldade no acesso à água.

Ademais, o coordenador ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos comitês, como a falta de recursos financeiros e logísticos, especialmente para representantes da sociedade civil. Ele mencionou a importância de projetos em andamento no Fórum, como o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, que busca implementar ações de conscientização em todos os comitês do país. Segundo Scalon, a base educacional é fundamental para formar cidadãos comprometidos com a preservação dos recursos hídricos.

Ao final de sua fala, Maurício reforça o compromisso do FNCBH em apoiar as iniciativas dos comitês e se colocou à disposição para contribuir com os debates e as ações necessárias para fortalecer a gestão das águas no Brasil.

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, durante o evento, reafirma sua luta em prol de uma governança democrática e sustentável dos recursos hídricos, comprometido com a construção de políticas públicas que atendam aos interesses coletivos e assegurem o direito universal à água.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page