No segundo dia de programação do ENCOB 2019, ocorreu o 1º Encontro Estadual de Comitês de Bacias do Paraná.
Durante a atividade ocorreu a apresentação do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas, também foram apresentados os desafios e perspectivas dos recursos hídricos no Estado do Paraná
Na programação também estavam previstos o Painel #FalaComitê: Experiências de Gestão, com apresentações de 15 minutos para cada comitê de bacia, outros pontos:
- Roda de diálogo: articulação e integração para a gestão participativa dos recursos hídricos no paraná.
- Fórum estadual de CBHs do paraná
- Debate a cerca da carta de princípios / votação do coordenador / posse do coordenador
- Águas Paraná
Lilian Q. F. Cardoso, membro do Comitê Bacia do Paraná 3 destacou "como pontos preponderantes para êxito dos comitês, considerar as peculiaridades de cada região e engajamento dos membros. Também considero um grande aprendizado que levarei para meu território a compreensão que embora o processo de construção e implantação dos planos de bacia seja por vezes lento e desesperador, a continuidade do processo, a construção coletiva e o engajamentos dos membros em não parar é que a estratégia que garantirá chegarmos ao alvo. Por meio desta reunião foi possível compreender o que deu certo e o que não deu em cada comitê e assim avaliar o que pode ser feito diferente. Saio desta reunião com uma perspectiva otimista sobre o caminho adiante."
Rosa Maria Sulzbach registrou os seguintes trechos das seguintes apresentações:
"Everton Souza sobre o novo Formato do Instituto - Que será Instituto Água e Terra - onde serão criados mais quatro comitês no Paraná, hoje temos oito comitês que passarão a ser 12 Escritórios Regionais
Bush - Coordenador do Fórum Nacional: "Hoje existem 234 comitês em todo o país e no PR temos 08 comitês precisar estar organizados e saber fazer a Gestão da Água.
Arlineu Ribas - Sanepar - Bacia Hidrográfica Litorania. - Membros dos comitês não são remunerados 'Trabalham por Amor a Camisa', oito comitês não conseguem atender todo território paranaense, por isso a criação de mais quatro".