O Encontro da Juventude acontecerá no dia 22/10 (terça-feira), segundo dia do XXI ENCOB.
Por que a juventude deve participar das decisões envolvendo a gestão das águas?
Como apontado pelo Ministério do Meio Ambiente, os jovens, pelo o Estatuto da Juventude, têm o direito à sustentabilidade e ao meio ambiente, assim como o direito à água, expresso na Política Nacional de Recursos Hídricos. Por isso, a juventude não só pode como deve participar dessa consulta pública e colocar a sua voz! Por sua vez, o Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA), instituído por meio de Portaria Interministerial no final de 2015 tem como um dos seus objetivos “Ampliar a Participação da Juventude na Gestão de Recursos Hídricos”. Assim sendo, estimular a participação da juventude nesta consulta pública contribui para alcançarmos esse objetivo.
Confira a programação do encontro:
9h a 9h20 - Apresentação dos Presentes e Contextualização do Encontro
9h20 a 9h50 - 1º Momento - Apresentação Debatedores (Convidamos dois professores universitários para ajudar na exposição)
Política Pública de Meio Ambiente e Juventude (Universidade Federal do Paraná) - 15min
Política Pública de Recursos Hídricos e Juventude (CEFET/Rio) - 15min
9h50 a 10h20 - Debate
10h20 a 11h05 -2º Momento - Experiências Exitosas
Paraná - Grupo Juventude e Meio Ambiente da Bacia do Paraná 3 - 15 min
Sergipe - Conselho de juventude Juventude- 15min
Rio de Janeiro - Fórum das Juventudes em Recursos Hídricos - 15 min
11h05 a 11h30 - Debate
11h30 a 12h - 3º Momento - Futuros Caminhos (Proposições e Carta Aberta)
Conheça os organizadores da atividade:
Nélio Miguel Jr, Conselheiro Nacional de Juventude, membro do Comitê do Rio Sergipe, Secretário executivo do Conselho Estadual de Juventude de Sergipe e graduando em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe.
João Paulo Angeli, Graduando em Antropologia - Diversidade Cultural Latino Americana na UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana). Coordenador Geral Adjunto do Parlamento Nacional da Juventude Pela Água - PNJA, atua como Gestor de Educação Ambiental na cidade de Foz do Iguaçu/PR - CEMFI e na Bacia do Paraná 3 junto ao Coletivo Jovem da BP3. Compõe a Articulação Nacional dos Coletivos Jovens pela região Sul do Brasil e o Observatório dos ODS Paraná. Tendo experiência no debate e na implementação de Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente, Educação Ambiental, na Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e no trabalho de empoderamento e protagonismo das juventudes frente às diversas temáticas Latino Americanas.
Marcos Lacerda,