O objetivo da Oficina 9 "Prevenção, Controle e Análise de risco de processo de erosão Hídrica e deslizamento / Escorregamento", é repassar o conhecimento básico sobre prevenção, controle e análise de risco dos processos erosivos lineares urbanos (ravina e boçoroca), erosão em estradas vicinais de terra, e de prevenção e controle de deslizamentos/escorregamento no Brasil, de modo que os participantes possam ser agentes multiplicadores nas questões dos conhecimentos básicos.
Esta atividade será promovida por Claudio Luiz Ridente Gomes e Gerson Salviano de Almeida Filho Pesquisadores do CT-Geo - Centro de Tecnologias Geoambientais, no dia 21/10, durante a programação do XXI ENCOB.
A Oficina é voltado para profissionais municipais, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica, Defesa Civil, educadores e técnicos que atuam no ambiente urbano e rural na gestão dos recursos hídricos e planejamento urbano e rural. E os palestrantes pretendem abordar também os métodos de prevenção, diretrizes para o controle, impacto nos recursos hídricos, métodos de investigação de assoreamento, noções de estabilidade de talude, análise de risco de erosão e deslizamento ao meio urbano, e apresentar exemplos recuperação/estabilização de desses processos.
Confira o conteúdo prevista para a Oficina:
Introdução aos processos de erosão hídrica e deslizamento no mundo e no Brasil
Conceitos dos processos erosivos hídricos e deslizamentos: Tipos de erosões (laminar; sulco, ravina, boçoroca; erosão fluvial e erosão costeira); Tipos de deslizamentos de solo, rocha, corridas de detrito, e outros.
Fatores condicionantes dos processos erosivos e deslizamentos, tais como clima; solo; geologia, geomorfologia; topografia; uso e ocupação do solo, clima, hidrologia (pluviometria) e ação antrópica.
Métodos para prevenção dos processos erosivos e deslizamentos: Cartas Geotécnicas; Cartas de risco geológico; cartas de suscetibilidade a erosão e deslizamentos e outras.
Controle de erosão e deslizamento: Cadastro da erosão e deslizamento; Conceitos básicos de microdrenagem e macrodrenagem, e de mecânica dos solos; Estabilidade dos taludes; tipos de drenos; Conservação das obras; Técnicas de Bioengenharia
Análise de riscos das erosões e deslizamentos: Método para hierarquização dos processos erosivos e deslizamentos
Impacto da erosão nos recursos hídricos: Diagnóstico. Investigação e monitoramento.
Estudos de Casos de erosão hídrica e deslizamento: Prevenção e Controle
Erosão em Estradas Vicinais de Terra: Causas e soluções
Conheça mais sobre os palestrantes:
Gerson Salviano de Almeida Filho
Possui graduação em Tecnologia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2000) na área de Recursos Hídricos; Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Professor do curso de Especialização em Tecnologias Ambientais na Faculdade de Tecnologias de São Paulo - FATEC, desde 1999, na disciplina de Hidrologia Ambiental, abordando o tema de processos erosivos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em riscos geológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e controle da erosão (urbana, rural e estrada vicinal), escorregamento, assoreamento e recursos hídricos.
Claudio Luiz Ridente Gomes
Possui graduação em Tecnologia em Construção Civil - modalidade: Movimento de Terra e Pavimentação pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1980) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é pesquisador II do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo no Centro de Tecnologias Geoambientais (CT-Geo). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos e Obras de Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade de taludes, controle e recuperação de erosão urbana e rural, áreas de risco, escorregamentos, licenciamento ambiental de empreendimentos diversos e desenvolvimento de software aplicado em geotecnia.